Páginas

sábado, 5 de setembro de 2020

Qual foi a primeira escola literária a registrar um movimento genuinamente brasileiro?

       Eis aqui uma pergunta, responda sem hesitar. Qual foi a primeira escola literária a registrar um movimento genuinamente brasileiro? Se você respondeu Quinhentismo, sinto em lhe informar, a resposta certa é Romantismo e eu vou logo lhe explicar.
       O Quinhentismo é uma literatura de informação, a qual retrata na visão portuguesa o descobrimento do Brasil. Eis abaixo um trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha:
Pero Vaz de Caminha
Pero Vaz de Caminha 

"Ali veríeis galantes, pintados de preto e vermelho, e quartejados, assim pelos corpos como pelas pernas, que, certo, assim pareciam bem. Também andavam entre eles quatro ou cinco mulheres, novas, que assim nuas, não pareciam mal. Entre elas andava uma, com uma coxa, do joelho até o quadril e a nádega, toda tingida daquela tintura preta; e todo o resto da sua cor natural. Outra trazia ambos os joelhos com as curvas assim tintas, e também os colos dos pés; e suas vergonhas tão nuas, e com tanta inocência assim descobertas, que não havia nisso desvergonha nenhuma."

       Aliais, quem foi Pero Vaz de Caminha? Pero Vaz de Caminha foi um escrivão responsável a relatar a coroa portuguesa as impressões das terras visitadas. Sendo também, o escritor do primeiro relato escrito sobre o Brasil.
       Já o Romantismo é considerado o primeiro movimento literário brasileiro, pois coincidiu com a vinda da família real para o Brasil, em 1808, tornando essas terras Reino Unido a Portugal. E logo em sequência, em 1822, há a independência, despertando dessa forma o sentimento nacionalista na população. Vale ressaltar também as gerações românticas, sendo elas:
  • 1º Geração: Nacionalista e Indianista 
  • 2º Geração: Ultrarromântica
  • 3º Geração: Condoreira  
       Confira abaixo a recitação do poema " Canção de Exílio" do ilustríssimo Gonçalves Dias, escrito durante a primeira geração romântica: 


Veja também as nossas outras publicações:



Nenhum comentário:

Postar um comentário