Páginas

terça-feira, 29 de setembro de 2020

“Sou o único homem a não ter sido anistiado no Brasil” - Wilson Simonal

          Você já ouviu falar do Wilson Simonal o "Rei do Suingue"? Ele foi um cantor de muito sucesso na década de 1960, batia de frente com Roberto Carlos no número de fãs e discos vendidos , tinha um dos timbres mais surpreendentes do Brasil e animava a plateia como ninguém. Segue abaixo um vídeo, onde este grande artista interage com seu público:

Meu Limão, Meu Limoeiro

 
       Entretanto, em meados de 1970, Simonal viu sua carreira entrar em declínio ao ser acusado de colaborar com o DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), órgão de repressão no período da ditadura militar. Isso aconteceu ,devido ao fato de notar desfalques em sua empresa, a Simonal Produções Artísticas, levando dessa forma a demissão do seu contador Raphael Viviani, o qual entrou com um processo trabalhista contra seu ex-patrão. Wilson indignado, tentou acusar o ex-funcionário de roubo e teria pedido para que os agentes do DOPS o fizessem confessar o crime. Após esses fatos, o artista também foi acusado de entregar seus colegas da classe artística para o Serviço Nacional de Informações. 
       Todos esses fatores levaram Simonal  ao " cancelamento", não tendo até hoje a sua redenção. É importante ressaltar também que nunca se provou pelo menos um caso de delação partindo do "Rei do Suingue". Conclui-se dessa forma que a simonalização foi um caso de ostracismo.

“Sou o único homem a não ter sido anistiado no Brasil”
- Wilson Simonal

Curiosidades: 
  • Você já ouviu falar do termo "simonalização"? É o cancelamento por motivos políticos e também uma referência a Simonal;
  • O filme "Simonal" foi uma tentativa  do Wilson Simoninha e do Max de Castro para tentar recuperar a imagem do pai;
  • Wilson Simonal morreu aos 62 anos.
Principais músicas do Wilson Simonal:
  • Sá Marina
  • Meu Limão, Meu Limoeiro
  • Nem Vem Que Não Tem
  • Está Chegando A Hora
  • Que Maravilha
  • Vesti Azul
  • Mamãe Passou Açúcar Em Mim
  • País Tropical
  • Tributo a Martin Luther King
Veja também nossas outras publicações:

Ordem de Cristo - A Primeira Bandeira Brasileira

       O Brasil já teve o total de 13 bandeiras, sendo que a primeira a ser relacionada com o nosso território foi  a  "Ordem de Cristo" , a qual perdurou durante os anos de 1319 à 1651. Vale ressaltar também, que neste período o território brasileiro era apenas uma parte da América Portuguesa. Segue-a abaixo:

    Ordem de Cristo (1319-1651)

 
       Esta bandeira chegou oficialmente ao Brasil, em meados de 1500, quando Pedro Álvares Cabral e suas caravelas, estampada com tal símbolo, atracam esse território. Em conseguinte, a cruz representa a Ordem de Cristo, a qual patrocinou as grandes navegações lusitanas.

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

A Verdadeira Garota de Ipanema

       Quem nunca ouviu a música " Garota de Ipanema" composta, em 1962, por Tom Jobim e Vinicius de Moraes? Esta é nada mais, nada menos que a canção brasileira mais famosa em todo o mundo. Veja abaixo um trecho do registro divulgado por Vinicius de Moraes , em que há a revelação de sua musa inspiradora:

"A Verdadeira Garota de Ipanema     
Seu nome é Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto, mas todos a chamam de Helô. Há três anos ela passava, ali no cruzamento de Montenegro e Prudente de Morais, em demanda da praia, e nós a achávamos demais. […] Para ela fizemos, com todo o respeito e mudo encantamento, o samba que a colocou nas manchetes do mundo inteiro e fez de nossa querida Ipanema uma palavra mágica para os ouvintes estrangeiros.
(1965 - Vinícios de Moraes)”


People who inspired one of the most beautiful songs. | Toluna
Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto
       Confira abaixo a música Garota de Ipanema de Tom Jobim e Vinicius de Moraes:

       
       Veja também as nossas outras publicações:
     
       Fontes Consultadas:

sábado, 5 de setembro de 2020

Qual foi a primeira escola literária a registrar um movimento genuinamente brasileiro?

       Eis aqui uma pergunta, responda sem hesitar. Qual foi a primeira escola literária a registrar um movimento genuinamente brasileiro? Se você respondeu Quinhentismo, sinto em lhe informar, a resposta certa é Romantismo e eu vou logo lhe explicar.
       O Quinhentismo é uma literatura de informação, a qual retrata na visão portuguesa o descobrimento do Brasil. Eis abaixo um trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha:
Pero Vaz de Caminha
Pero Vaz de Caminha 

"Ali veríeis galantes, pintados de preto e vermelho, e quartejados, assim pelos corpos como pelas pernas, que, certo, assim pareciam bem. Também andavam entre eles quatro ou cinco mulheres, novas, que assim nuas, não pareciam mal. Entre elas andava uma, com uma coxa, do joelho até o quadril e a nádega, toda tingida daquela tintura preta; e todo o resto da sua cor natural. Outra trazia ambos os joelhos com as curvas assim tintas, e também os colos dos pés; e suas vergonhas tão nuas, e com tanta inocência assim descobertas, que não havia nisso desvergonha nenhuma."

       Aliais, quem foi Pero Vaz de Caminha? Pero Vaz de Caminha foi um escrivão responsável a relatar a coroa portuguesa as impressões das terras visitadas. Sendo também, o escritor do primeiro relato escrito sobre o Brasil.
       Já o Romantismo é considerado o primeiro movimento literário brasileiro, pois coincidiu com a vinda da família real para o Brasil, em 1808, tornando essas terras Reino Unido a Portugal. E logo em sequência, em 1822, há a independência, despertando dessa forma o sentimento nacionalista na população. Vale ressaltar também as gerações românticas, sendo elas:
  • 1º Geração: Nacionalista e Indianista 
  • 2º Geração: Ultrarromântica
  • 3º Geração: Condoreira  
       Confira abaixo a recitação do poema " Canção de Exílio" do ilustríssimo Gonçalves Dias, escrito durante a primeira geração romântica: 


Veja também as nossas outras publicações:



sexta-feira, 4 de setembro de 2020

"Isto é Bom" A Primeira Música Gravada no Brasil

"Iáiá você quer morrer
Se morrer, morramos juntos
Eu quero ver como cabe
Numa cova dois defuntos"

       Você já ouviu essa música? Tem ideia de quando surgiu? Esta é nada mais, nada menos que um trecho da primeira música gravada em terras brasileiras, do compositor Xisto de Paula Bahia. A música " Isto é Bom", foi gravada em 1902 e o intérprete da canção foi o cantor Manuel Pedro dos Santos, mais conhecido como Baiano.
Xisto Bahia - MPB CIFRANTIGA
Xisto de Paula Bahia.
blogdabn | blogdabn | Página 127
Manuel Pedro dos Santos
Confira abaixo a música "Isto é Bom" :


Confira a nossa última publicação:

Fontes Consultas:


Qual o objetivo deste blog?

       O História Oblitus tem como objetivo relatar fatos históricos que vem sendo esquecidos ao decorrer dos anos. Você já parou para pensar o que aconteceu no dia 4 de setembro de 1850? Quais músicas eram ouvidas em 1990? E o que estava acontecendo em 2002? Essa última foi fácil! O Brasil foi pentacampeão. Enfim, este blog pretende desenterrar dos abismos mais profundos diversas curiosidades do Brasil e do mundo para você.
    Vale ressaltar também que daqui a alguns anos o nosso presente será só história e alguns fatos serão ,simplesmente, apagados pelas pegadas do tempo. Vai aqui um questionamento: Você tem medo de ser esquecido? O livro " A Culpa é das Estrelas" do ilustríssimo John Green, trás um pouco sobre isso. Segue abaixo um trecho:

"Um medo? Tenho medo de ser esquecida!
Alguns infinitos são maiores que os outros." 

Com isso, convido vocês a entrarem comigo nessa jornada.

Curiosidades:
  •  Oblitus vem do latim, que significa esquecida;
  • Em 4 de setembro de 1850, foi assinada a Lei Eusébio de Queirós, a qual proibia o tráfico de escravos para o Brasil;
  • Uma das música mais tocada em 1990 foi "Naquela estação" da Adriana Calcanhoto.





Fontes consultadas:
"Da era da uniformidade, da era da solidão... Saudações!"
(1984 - George Orwell)